…Mulher
A Sociedade Portuguesa de Ginecologia recomenda a vacinação de mulheres:
- Até aos 26 anos, que não foram objeto de vacinação no PNV.
- Para além dos 26 anos, numa perspetiva de proteção individual.
Tens entre 18 e 35 anos?
O Papilomavírus Humano ou HPV é um vírus que deves conhecer. É muito frequente, de transmissão sexual e infeta 75 a 80% das mulheres e homens ao longo da sua vida, a grande maioria enquanto jovens adultos.
É um vírus que se pode transmitir facilmente durante qualquer tipo de contato sexual/genital ou oral. Por isso, poderás ficar infetada, mesmo que não tenhas relações sexuais.
Em Portugal, estima-se que 22 a 29% das mulheres entre os 18 e os 29 anos possam estar infetadas por um ou mais tipos de HPV.
Na maioria dos casos o organismo consegue eliminar o vírus. Porém, em algumas pessoas, o HPV não desaparece e pode causar cancro e outras doenças genitais em homens e mulheres. E não é possível prever quem vai desenvolver doença associada a este vírus.
O uso de preservativo é importante, protege das infeções sexualmente transmissíveis e de uma gravidez não desejada, mas não assegura uma proteção completa no caso do HPV.
Mas alguns tipos de HPV podem ser prevenidos através da vacinação. A vacinação pode prevenir novas infeções, mesmo que já tenhas estado em contacto com o vírus.
As raparigas podem realizar a vacina do HPV a partir dos 9 anos. A idade máxima para iniciar a vacina do HPV é aos 17 anos e terá de ser completada até aos 26 anos.
Se tens mais de 17 anos, fala com o teu médico sobre a vacinação contra o HPV.
Tens mais de 35 anos?
O Papilomavírus Humano ou HPV é um vírus que também pode infetar mulheres mais velhas. É um vírus que se pode transmitir facilmente durante qualquer tipo de contacto sexual, genital ou oral. Por isso, poderá ficar infetada, mesmo que não tenha relações sexuais.
Qualquer mulher está em risco e o risco persiste durante toda a vida. O vírus infeta 75 a 80% das mulheres e homens sexualmente ativos, ao longo da vida.
Em Portugal, estima-se que cerca de 20% das mulheres entre os 18 e os 64 anos possam estar infetadas por um ou mais tipos de HPV.
Na maioria dos casos o organismo consegue eliminar o vírus. Porém, em algumas pessoas, o HPV não desaparece e pode causar cancro e outras doenças genitais, em homens e mulheres. E não é possível prever quem vai desenvolver doença associada a este vírus.
O uso de preservativo é importante, protege das infeções sexualmente transmissíveis e de uma gravidez não desejada, mas não assegura uma proteção completa no caso do HPV.
Mas alguns tipos de HPV podem ser prevenidos através da vacinação. A vacinação é eficaz para prevenir novas infeções, mesmo que já tenha estado em contacto com o vírus.
A Sociedade Portuguesa de Ginecologia recomenda a vacinação das mulheres até aos 45 anos, de acordo com a indicação do médico.
Fale com o seu médico sobre a prevenção primária do HPV e das doenças por ele causadas.
Quiz
Testa aqui o teu conhecimento sobre HPV.
Escolhe a área Rapariga | Mulher ou Rapaz | Homem.