Como prevenir?
Homens e mulheres são transmissores da infeção por HPV.
Na maior parte dos casos sem o saberem, porque não têm qualquer sintoma. A transmissão pode ocorrer muito facilmente. Basta o contacto genital (pele a pele ou outro).
Só a vacinação contra o HPV permite uma proteção eficaz contra os tipos de HPV incluídos na vacina.
Na Europa, estão aprovadas 3 vacinas contra o HPV:
Vacina bivalente que protege contra os tipos de HPV 16 e 18
Vacina quadrivalente que protege contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18.
Vacina nonavalente que protege contra 9 tipos de HPV (6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58).
Atualmente, apenas a vacina nonavalente se encontra disponível em Portugal.
Os tipos de HPV 16 e 18 são os mais frequentes e responsáveis por 75% dos casos de cancro do colo do útero. Estão igualmente associados a outros cancros (vagina, ânus, cabeça e pescoço e outros), ainda que estes tenham outras causas para além da infeção por HPV.
Os tipos de HPV 6 e 11 são responsáveis por 90% dos condilomas acuminados genitais (também designados por verrugas genitais), por 25% de outras lesões sem potencial oncológico e por 100% da papilomatose laríngea, que é uma doença rara na criança ou no adulto, mas extremamente grave.
Os 7 tipos oncogénicos da vacina nonavalente (HPV 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58) são responsáveis pela grande maioria do número de casos de cancro, associados ao HPV, na Europa. Em Portugal, foi realizado um estudo, no qual se concluiu que 97% dos casos de cancro do colo do útero, estavam associados a estes 7 tipos de HPV.
É possível prevenir um número significativo de doenças provocadas pelo HPV através da vacinação, pelo que é aconselhável que fale sobre este tema com um profissional de saúde.
Quiz
Testa aqui o teu conhecimento sobre HPV.
Escolhe a área Rapariga | Mulher ou Rapaz | Homem.